» » A importância dos Carpinteiros

A importância dos Carpinteiros

Carpintaria – Os carpinteiros já foram os principais profissionais de uma cidade. O surgimento de máquinas e materiais novos fez essa profissão desaparecer.

A importância do trabalho dos carpinteiros

A madeira é um dos materiais mais versáteis que existe. Por isso, é utilizada desde os tempos mais antigos. Provavelmente, o primeiro instrumento que o ser humano usou nos tempos antigos foi um pedaço de madeira. E até hoje esse material é usado em móveis, cabos de ferramentas, lápis, estruturas, ornamentos e até mesmo como parte
de máquinas e equipamentos de alta tecnologia. Além de excelente isolante térmico, a madeira é barata, biodegradável e versátil. Em algumas funções, vem perdendo espaço para os plásticos e metais.

Como obter madeira é muito mais fácil do que obter metais ou plásticos, um dos ofícios mais antigos da humanidade é o do carpinteiro. Livros antigos como a Bíblia relatam a atividade de carpinteiro em sociedades com mais de cinco mil anos. A Bíblia afirma que Jesus era carpinteiro, bem como seu pai José. Além disso, por ser maleável e versátil, a madeira foi usada antes dos metais, da cerâmica e da pedra. Os carpinteiros mais antigos usavam madeira para tudo, desde os traçados de taipa para apoiar o barro nas paredes até os projetos mais elaborados de portas, portões e estruturas para telhados.

Antigamente, os carpinteiros dividiam-se em quatro áreas importantes: naval, militar, civil e industrial. Os carpinteiros navais construíam embarcações que variavam de pequenos barcos até grandes caravelas. A carpintaria militar era responsável pela construção dos fortes, dos equipamentos de guerra, pelas carruagens. A carpintaria civil
era dedicada à construção de casas, cercas, portões, portas, coberturas, pontes e tudo mais que usa madeira em uma casa ou cidade. A carpintaria industrial ocupava-se em produzir objetos de madeira para uso doméstico e para os negócios, máquinas como os moinhos, baús de madeira, entre outros objetos de uso coletivo ou pessoal.

A diferença básica entre o carpinteiro e o marceneiro está na forma como trabalham a madeira e no seu local de trabalho. O carpinteiro trabalha a madeira bruta, desde a serragem da árvore até a fabricação das estruturas. Seu trabalho ocorre ao ar livre, nos canteiros de obras. O marceneiro trabalha na oficina, em uma bancada.

Gostou do que viu? Compartilhe!