» » Como escolher e comprar madeiras e fibras resinosas

Como escolher e comprar madeiras e fibras resinosas

madeira

As madeiras de fibras resionosas provêm de árvores coníferas e são, geralmente, madeiras macias. A madeira de fibras resinosas pode ser adquirida nas serrarias, que fornecem madeira serrada ou apalehada. A madeira serrada tem as superfícies ásperas, pois é obtida imediatamente após o corte da serra, sem receber qualquer outro preparo. A retração faz com que a madeira serrada possa variar ligeiramente em suas dimensões originais.

A madeira aparelhada é alisada à máquina antes de receber o preparo final. Como a plaina reduz as dimensões, uma peça adquirida com seção de 2,5 x 15 cm ficará na realidade com 2 x 14,5 cm.

Se for importante que as dimensões das peças sejam absolutamente rigorosas, deve-se adquirir madeira aparelhada com as medidas desejadas. Uma peça de 2,5 x 15 cm na seção final teria de ser obtida a partir de uma outra com dimensões maiores, o que no caso seria 3 x 15,5 cm.

As madeiras de fibras resionosas deterioram-se rapidamente ao ar livre, e por isso devem ser protegidas com produtos preservantes ou pinturas.

Para estruturas de cobertura (asnas, madres e vigas), ou em locais com umidade ou condensação, deve-se encomendar madeiras de fibras resinosas aparelhadas, utilizadas em pisos, paredes e tetos, precisam ser protegidas contra a incrustação de poeiras, o que pode ser feito com um acabamento de verniz transparente.

Ao adquirir madeira, dê preferência à que foi submetida a um correto processo de secagem e esteja convenientemente empilhada.

de prepará-la em casa com um produto adequado.

Gostou do que viu? Compartilhe!