Como Fazer Armários

Categorias : Armários

Uma maneira simples de fazer armário

fazer-armarioUm método fácil de construir um armário é utilizando-se aglomerado de madeira com revestimento de laminado plástico ou folheado a madeira. O laminado  não precisa de acabamento, mas o folheado deve ser impermeabilizado ou envernizado.

Quando você for comprar o aglomerado, adiquira também um rolo de folheado m fita para aplicação a quem que seja igual ao revestimento, para colocar nos topos cortados que fiquem visíveis. Faça um armário com a mesma largura de uma tábua para que a porta tenha largura correta, tendo apenas que ser acertada no comprimento.

Planeje o armário de forma que fique escondido o maior número de topos cortados No armário ilustrado na figura apenas as extremidades superiores dos montantes(tábuas laterais) precisam de fita de acabamento. Utilize uma serra de mão de dentes finos para os cortes, tendo o cuidado de fazê-los na perpendicular, pois todas as juntas ficarão visíveis.

No modelo que se apresenta as tábuas laterais foram cortadas com a altura desejada para o armário. As tábuas superiores e inferior e inferior têm a largura pretendida menos duas vezes a espessura da placa de aglomerado para poderem encaixar entre os montantes. Todas as prateleiras têm ainda 3 mm menos que as tábuas superior e inferior para que a folga permita deslocá-la livremente.

As peças do armário podem ser presas umas ás outras de várias maneiras. A mais simples é utilizando-se blocos plástico para os cantos compostos de duas partes. Cada uma destas partes é fixada a uma das peças, sendo as partes depois unidas com um parafuso especial. Este sistema é ideal se você quiser ter a possibilidade de desmontar o armário em qualquer ocasião.

Um processo alternativo será utilizar cavilhas de cola PVA (v. Colas). As cavilhas são resistentes e, ao contrário dos blocos, não obstruem os cantos. Você poderá também introduzir buchas de plástico ou cavilhas de nylon para aglomerado e depois utilizar parafusos para madeira (os parafusos para madeira não são suficintes para prender firmamente no aglomerado).

Existem coberturas de plástico especiais para esconder as cabeças dos para-fusos.

Você poderá ainda adquirir suportes de prateleira de plástico, que são adaptados a pequenosfuros abertos nas laterais do armário. Poderá fazer filas verticais de furos, de modo a poder colocar as prateleira na altura que desejar. As prateleiras assentam simplesmente nos suportes.

Se o armário ficar encostado numa parede pintada, poderá dispensar as costas. Se você quizer pôr costas, utilize compensado fino pregado e colado na parte de trás do armário (v. pregos).

A forma mais simples e talvez mais perfeita de colocar a porta é combinando-se toda a parte da frente utilizando dobradiças resistentes. Você poderá comprar dobradiças em cotovelo ajustáveis próprias para armários, que ficam dentro do armário quando a porta está fechada. Ao colocá-la siga as instruções do fabricante.

Utilize um fecho de mola pequeno plástico ou um fecho magnético para segurar a porta. Você poderá colocar uma maçaneta decorativa ou um puxador de metal para abri-la.

Para prender o armário na parede parafuse uma chapa para fixação na parte posterior dos montantes, que em segurança deverá ser parafusada à parede onde você já colocou buchas.

Veja como planejar e montar um armário

Veja como planejar e montar um armário

 

Gostou? De uma nota!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading ... Loading ...

© 2013 Carpintaria.etc.br
Política de Privacidade - Termos de uso