Como fazer uma Jardineira de madeira

    

Pode-se colocar uma jardineira se este for suficientemente largo; se não for, pode-se fixá-la na parede com cantoneiras de metal.

As jardineiras mais simples são as destinadas a vasos normais ou retangulares. Porém, ambos têm de ter orifícios de drenagem. Utilize tábuas de madeira macia ou compensado para exteriores da mesma espessura.

Jardineira para peitoril da janela

Meça o comprimento do peitoril e subtraia 2,5 cm. Meça a largura, levando em conta o tamanho dos vasos.

Corte a madeira na medida a frente e as costas, dois lados e a base. Corte a base de modo que ela se ajuste por dentro e as outras peças, nivele e faça-a subir ligeiramente, deixando um espaço por baixo para que a água escoe. Abra orifícios de drenagem de 1,5 cm ao longo da base a intervalos de 10 cm.

Abra furos para parafusos em todas as juntas e trate todas as peças com um produto protetor de madeira de cor clara antes de montar  a jardineira. Aplique cola a prova d’água para madeira em todas as superfícies  a serem unidas e use parafusos de latão ou inoxidáveis para fixar  as peças umas às outras. Remova o excesso de cola antes de secar.

Prenda as costas da jardineira ao aro da janela com as cantoneiras firmemente aparafusadas.

Jardineira para parede

Proceda como se indicou anteriormente, mas como os lados nivelados com a base. A largura não tem grande importância. Marque na parede as posições das cantoneiras, de modo que a parte de cima da jardineira fique no nível do peitoral. Para uma jardineira de até 60 cm de comprimento, utilize duas cantoneiras de metal bem fortes ligeiramente mais curtas do que o espaço entre as costas e a frente da jardineira e colocadas a 15 cm de cada extremidade. Para uma jardineira mais comprida, aplique entre as primeiras mais cantoneiras igualmente espaçadas uma para cada 30 cm de comprimento.

Abra um furo na parede, introduza as buchas e fixe as cantoneiras com parafusos fortes que penetrem pelo menos 2,5 cm na alvenaria. Aparafuse a jardineira às cantoneiras com parafusos inoxidáveis.



Deixe um comentário