Corrimão de Escada

Categorias : Corrimão

Como apertar, consertar e substituir partes soltas ou danificadas

corrimao de madeira

Os balaustres – colunetas entre o piso dos degraus e o corrimão e uma escada – podem ser fixadas de diversas formas: junção a topo com pregos cravados obliquamente nas duas extremidades, junção a topo na extremidade superior e encaixe para extremidade inferior, ou encaixe para ambas as pontas. (Ver Pregos; Junções de trabalhos em madeira). Em alguns tipos de balaústres modernos, as extremidades encaixam em ranhuras e a separação é feita por meio de filetes de madeira.

conserto simples em corrimao de escada

Antes de tentar consertar um balaústre solto ou substituir um quebrado, verifique como foi fixado.

Como ajustar um balaústre solto

Se o balaustre estiver fixo por junções a topo nas duas extremidades, retire-o batendo-lhe levemente com um maço para trás na extremidade superior e para frente na inferior. Limpe as duas faces da junção, aplique cola PVA e pregue de novo o balaústre.

Quando se trata de balaustres encaixados numa ou em ambas as extremidades, podem ser ajustados encaixando-se finas cunhas, previamente embebidas em cola PVA, nas folgas existentes nas extremidades. Desbaste as pontas das cunhas e complete o conserto retocando com massa para tapar poros de madeira e tinta.

Nos Balaústres de filete e ranhura corte um filete novo para substituir o filete em falta. Pregue o filete de topo na Posição correta.

Como consertar um balaustre danificado

Se o balaustre estiver fendido pelo veio da madeira ou rachado, mais não muito lascado, na as partes com cola PVA e aperte a junção amarrando-a com barbante encerado. Deixe a cola secar durante 24 horas antes de retirar o barbante.

Como substituir um balaústre quebrado

Retire o balaustre, se estiver fixo por junções a topo, seguindo o método indicado para ajustar balaustres. Corte o balaústre novo, que pode ser adquirido numa loja especializada, no comprimento adequado, usando o anterior como modelo ou medindo a altura entre o piso do degrau e o corrimão. Coloque o balaústre no lugar e fixe-o com cola e pregos.

Os balaústres de encaixe inferior podem ser retirados depois de despregada a junção a topo da extremidade superior. Em alguns casos, as arestas exteriores dos degraus possuem guarnições que, depois de removidas permitem retirar o balaústre do encaixe puxando-o lateralmente. Corte o novo balaústre com o comprimento desejado, colando-o no encaixe com cola PVA; cole e pregue a junção a topo superior.

Para remover um balaústre encaixado nas duas extremidades, corte-o rente a faca inferior do corrimão e retire-o do encaixe inferior. Limpe os dois encaixes com um formão pequeno. Corte o novo balaústre no tamanho pretendido, deixando-o com uma folga de cerca de 10 mm quando inserido no encaixe do corrimão até onde for possível e em seguida deixe-o entrar no encaixe inferior.

 

Gostou? De uma nota!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading ... Loading ...

© 2013 Carpintaria.etc.br
Política de Privacidade - Termos de uso