» » Corte e Transporte da Madeira

Corte e Transporte da Madeira

transporte-madeira

Corte da madeira

A derrubada  das árvores é feita geralmente a machado, e os cortes para lhes dividir o tronco em toras de 2, 3, 4 ou mais metros de comprimento são efetuados com o traçador.

Processo de corte das árvores. Cortando-as segundo, não racham.
O corte que se faz a machado para abater a árvore é dado pouco ou muito acima do solo, segundo a conformação e tamanho do nó vital da planta.

A árvore, cujo total de madeira é aproveitável em obras importantes, divide-se, comercialmente, em quatro partes, a saber: raiz, papo (colo ou nó vital), tronco e galhos.

tronco

Quando a madeira é bonita, em regra a parte mais rica em desenhos, ., é a denominada papo, que fica entre a raiz e o tronco.

Nestes casos, depois de abatida a árvore, os mateiros fazem uma pequena escavação em redor do toco, para poder cercear (cortar cerce rente ao chão) o papo, libertando-o das raízes.

Transporte da madeira

Quando a mata está situada em terreno muito acidentado, em encostas íngremes, as toras são retiradas, com grande dificuldade, por meio de deslizadores, carretas, tratores ou juntas de bois.

Neste caso, são as toras amarradas com cordas ou correntes de ferro e levadas de arrasto até o lugar onde possam ser carregadas em caminhões ou carros, que as conduzam às estradas de ferro.

Época do corte

A árvore, para não ser atacada pelos carunchos deve ser cortada só nas minguantes e no inverno, tempo em que a linfa (*) está no interior da planta,

Lavradores antigos, baseados em seus conhecimentos empíricos, afirmam que a árvore, para não carunchar, deve ser derrubada nos meses que não têm r.

Para evitar que fermente e carunche, devido à umidade ambiente, convém que a madeira seja retirada da mata logo após o corte.

E, uma vez fora da mata, deve ser conservada ao abrigo dos raios solares, sob os quais se fenderia pela secagem demasiado rápida, da parte externa.

Gostou do que viu? Compartilhe!