» » Estados da Madeira

Estados da Madeira

tipos-madeira

Pelo som, peso, cheiro e cor, os bons conhecedores de madeira sabem determinar o estado de cada espécie cortada para obras; se está seca ou verde, ressecada, ardida, sã ou podre.

A madeira, quando verde, é muito pesada, graças à elevada percentagem de umidade que contém. Ao ser percutida produz um som pouco intenso, grave ou surdo. Sua cor e cheiro característicos apresentam-se alterados.

‘Quando seca, pelo contrário, a madeira é leve e sonora, tendo a cor e o cheiro próprios de sua espécie ou variedade.

Conhece-se, facilmente, quando a madeira está ressecada, por se tomar leve e mais frágil, em comparação ao peso e resistência naturais da espécie a que pertence. E, ao ser aparelhada, não produz fitas do comprimento do lance da plaina, mas curtas e quebradiças.

Apodrecimento da madeira

A madeira altera-se naturalmente pela oxidação lenta, absorvendo o oxigênio do ar, e acidentalmente quando atacada pelos carunchos, fungos, etc.

O verniz e a tinta são corpos impermeáveis que impedem a circulação do ar na madeira.
A podridão da madeira dá cores diversas às partes atacadas.
As madeiras são facilmente devoradas pelos carunchos, quando cortadas fora de tempo, na época das chuvas.

Derrubadas e abandonadas nas matas fechadas também caruncham e apodrecem em pouco tempo, o mesmo acontecendo, fora das matas, quando são empilhadas sem tabiques, quer ao relento, quer em abrigos.

Em lugares úmidos, mesmo entabicada, a madeira fermenta e apodrece prematuramente.
Uma peça de madeira bem verde apodreceria em poucos meses, se a impermeabilizássemos de todos os lados com verniz ou tinta a óleo.

Os furos de carunchos mortos, escuros e vazios, não são comprometedores. Perigosos são os que estão cheios de caí- coma, pois este denota que interiormente se encontra o inseto vivo.

Uma peça de procedência duvidosa, em que se supõe haver carunchos vivos, deve ser fervida ou embebida de aguarrãs, gasolina ou querosene.

Atualmente, a madeira ardida, ou em começo de putrefação, é aproveitada com vantagem, em cerne de compensados, por ser mais passível que as outras.

Gostou do que viu? Compartilhe!