» » Furadeira

Furadeira

Como fazer furos com precisão em madeira

furadeira-suporte

Para conseguir um alto grau de precisão nas operações de furação, utilize uma furadeira elétrica montada num suporte, o que garante que o furo seja feito perpendicularmente à superfície de trabalho. Além disso, uma vez que nesse caso a furadeira é guiada por meio de uma alavanca fixa ao suporte, torna-se possível exercer uma pressão com maior uniformidade e mais controlada e ainda predeterminar a profundidade do furo.

Furos em madeira

Para fazer furos em madeira, pode-se utilizar uma furadeira elétrica, um arco de pua, que se maneja empurrando o centro do cabo num movimento circular, permite fazer furos perfeitos e pode ser usado com brocas especiais, bem meiores que as brocas helicoidais normais. Tem, no entanto, o incoveniente de não poder ser utilizado em espaços apertados ao contrário das furadeiras manuais. Estas, muito mais compactas que os de arco de pua, são acionadas por meio de uma pequena manivela lateral. Muito mais lenta que a elétrica, esta furadeira é, no entanto, mais facilmente controlada.

As melhores furadeiras elétricas são as de duas velocidades. Com este tipo de furadeira, pode-se iniciar a perfuração com uma velocidade baixa e aumentá-la posteriormente, depois de ter a certeza de que o furo está exatamente no ponto desejado e no ângulo correto.

furadeiraAntes de começar a furar, marque o local com uma cruz. Fure no ponto de interseção dos braços da cruz, começando o trabalho lentamente até que a broca da furadeira esteja estabilizada e aumentando depois a velocidade.

Para evitar que a madeira rache na parte inferior , fure só até que a ponta da broca apareça por baixo; vire a peça ao contrário e complete o furo do outro lado. Se você preferir , pode colocar um pedaço de madeira sob a peça que está furando.

Quando se trará de um furo com  uma profundidade determinada, ajuste o suporte da furadeira de forma a furar até a profundidade correta ou adapte um travão de profundidade à broca. Você pode utilizar um travão especial à venda nas lojas de ferragens, ou simplesmente um pedaço de fita isolante enrrolada em volta da broca para marcar a profundidade desejada.

Para trabalhos em que se torne necessária uma precisão absoluta para encaixar cavilhas, por exemplo, é preferível usar um dos muitos tipos de guias de furação existentes no mercado.

Furos grandes

Para fazer furos de até 10 cm de diâmetro em chapas de madeira, plástico ou metal macio, utilize uma fresa com uma broca helicoidal ao centro e uma lâmina cortadora na extremidade de um braço regulável . Também se podem fazer furos de até 7,5 cm em metais finos, madeira e plástico com uma serra craniana, dotada de uma lâmina serrilhada de formato circular e uma broca ao centro.

Gostou do que viu? Compartilhe!