» » Móveis de desarmar

Móveis de desarmar

moveis-de-desarma

Como não se concebem móveis inteiriços de elevado primando a regra que, em alta marcenaria, todas as peças, especialmente as grandes, sejam desmontáveis, a fim de  chegar construção perfeita, o acabamento, a lustração, o transporte, a entrada nas casas, a limpeza e a reforma depois usadas. A construção desmontável é bem mais dispendiosa do que a inteiriça, mas como é fácil de perceber, compensadora e necessária para fazer jus ao preço da venda. As peças grandes inteiriças que, às vezes, mal passam pelos portões das oficinas onde são confeccionadas, como poderão passar pelas portas residenciais, geralmente estreitas? E como subirão as escadas dos sobrados, na sua maioria impraticáveis pela pouca largura e pelas curvas que apresentam.

Além disso, nem sempre há homens bastantes e fortes para o transporte de móveis grandes, pesados e não desmontáveis. Guarda-roupa. O guarda-roupa é o armário menor e o guarda-casaca, o maior. Este, mais do que aquele, pode ter um, dois, três ou mais corpos, avançados ou entrantes. As peças que os constituem, base, friso, lados, fados, portas e gavetas externas. Interiormente, cabides, calce iras, prateleiras, porta-gravata e gazeteiras. Há vários sistemas de desarmar esses móveis. Com ferragem própria, denominada chapas para guarda-roupas; para flisos de 1 parafusos de fenda,

quando são de baixo preço Camas. As peças que formam este móvel são: cabeceei, pez eira, barras, estrado e enxerga ou colchão. Balda  quedo (ou sobrecéu). E a peça que, presa na nade ou no forro, sustenta o onerado. Quase Cama de grade. Ë a que serve para crianças. Cama de solte&o. Varia na largura de 0,70 a 1 metro. Cama mista. E a que tanto serve para solteiro como para casal. Sua largura é de  Cama para casal. A largura deste leito vai de 1 ,30m a 1,Som. Cama gêmea. É a de casal, dividida em duas.

Cama de vento. Consta de uma lona pregada em 2 varões, e 4 pés que, abertos, formam 2 X. Cama turca. E a que não tem pez eira nem cabeceira. Mesinha-de-cabeceira. Espécie de criado-mudo, com prateleiras, gavetinha ou portinhola, que se põe uma de cada lado da cabeceira da cama. Penteador. Traste tendo porta, gavetas, prateleiras e espelho, em que as damas se toucam. Antigamente esse móvel era conhecido pelos nomes de edite” toucador  penteador lavatório e “chifonier”. forma tem variado muito. O penteador antigo só tinha ande espelho móvel, retangular, oval ou redondo, sus-tido por peças de madeira, ricamente entalhadas e esculpi.

Gostou do que viu? Compartilhe!