Parafusos para Madeira

    

Como escolher fixar e retirar parafusos

parafuso-de-madeira

Existe o mito de que quanto mais difícil for apertar o parafuso, mais segura será a fixação. A verdade é que, de fato, se você apertar demais o parafuso, arrisca-se a rachar a madeira.

Os parafusos são fabricados numa variedade de materiais, entre os quais o ferro (aço macio), o latão, o cobre, o bronze e o alumínio. Quanto ao acabamento, podem ser ao natural, galvanizados, niquelados, estanhados, zincados, cadmiados ou cromados. Os parafusos mais comuns têm rosca singela, mas outros possuem rosca dupla, o que reduz quase à metade o número de voltas necessárias para os apertar. Estes parafusos são suficientemente resistentes para poderem ser apertados com segurança com uma ferramenta elétrica adequada.

Os parafusos são classificados pelo material ou acabamento, pelo tipo de cabeça, pelo diâmetro, que é o da arreigada, e pelo seu comprimento total. Para cada diâmetro existem determinadas gamas de comprimento. Escolha as características dos parafusos em função da natureza do trabalho a ser executado. Existem cinco tipos principais de parafusos.

Parafuso de cabeça de embutir

A cabeça do parafuso é chanfrada em direção à arreigada. O parafuso é apertado num orifício escareado, de modo que a cabeça fique rente ou ligeiramente abaixo da superfície da peça.

scanner2Parafuso de cabeça de lentilha.

Parte da cabeça fica embutida, mas a superfície elevada, fica visível. Utiliza-se para fixar ferragens de corativas.

Parafuso de cabeça de Tremoço

É usado para fixar ferragens com furos não rebaixados, ficando a cabeça saliente. Podem ter efeito decorativo.

Parafuso de cabeça postiça

A cabeça tem um furo roscado onde se aparafusa uma calota esférica com espiga roscada. Não aperte demais.

Parafuso de Segurança

,Trata-se de um parafuso especial que depois de apertado, não pode ser desparafusado. Utilize este parafuso em fixações do tipo fecho e grampo quando você pretender tornar possível a sua remoção.

Podem ser encontrados no mercado quase todos os tipos de parafusos com uma só ranhura na cabeça ou com ranhuras cruzadas em forma de estrela.

Os chamados parafusos para chapa, auto-roscantes, são também utilizados para fixar chapas metálicas e de plástico. Quando introduzimos num furo com a dimensão adequada, são suficientemente resistentes para abrirem a rosca à medida que vão sendo aparafusados, proporcionando uma fixação segura. Muitas vezes, são fornecidos como os dispositivos de segurança  com os dispositivos de segurança para fixação aos caixilhos metálicos das janelas.

Para unir peças pesadas de madeira, utilize parafusos de cabeça quadrada com cabeças em forma de porca, são apertados com uma chave de boca.

Como apertar parafusos

Abra um furo na peça a ser fixada ligeiramente mais largo que a arreigada do parafuso. Se você quiser que o parafuso fique embutido, utilize uma broca de escarear para alojar a cabeça. Abra na segunda peça de madeira um furo inicial ligeiramente manor que a arreigada.

Como remover parafusos

Para retirar um parafuso renitente, tente prender um alicate de pressão à haste de uma chave de fenda normal ou utilize um arco de pua equipado com uma ponta de chave de fenda adequada. Você pode também experimentar tirá-lo com uma chave de vaivém. Trata-se de uma ferramenta especial que pode ser utilizada com uma grande variedade de pontas. Quando se exerce pressão no cabo, a ponta dá um slovanco e roda em sentido oposto permitindo apertar com firmeza os parafusos.

Pode igualmente colocar uma chave de fenda de ponta resistente em ângulo na ranhura da cabeça do parafuso batendo cuidadosamente com um maço no sentido em que o parafuso deve rodar, apenas o suficiente  para soltá-lo. Se nenhum dos processos indicados  der resultado, recorra a  um saca-parafusos. Para isso, fure a extrator; este gira no sentido oposto ao da rosca do parafuso, permitindo assim retirá-lo.

Para remover um parafuso enferrujado, aplique óleo penetrante e deixe agir durante pelo menos seis horas. Existem também produtos químicos específicos específicos que dissolvem a ferrugem em poucos minutos. Se necessário aqueça o parafuso com um ferro de soldar. O calor, ao provocar a dilatação do metal, solta a ferrugem em poucos minutos, permitindo que o parafuso seja desenroscado. Como último recurso , solte a cabeça do parafuso, retire a peça fixada e depois desaparafuse o resto com um alicate de pressão.

Unte os parafusos para madeira com massa lubrificante, cera ou estearina para facilitar a fixação e a remoção.



Deixe um comentário