» » Pedras para amolar ou afiar: como elas agem em ferramentas de carpintaria

Pedras para amolar ou afiar: como elas agem em ferramentas de carpintaria

As famosas e antigas pedras para amolar ou afiar as ferramentas de corte são de grande relevância para uma maior agilidade no trabalho da carpintaria, mas muitas vezes é considerada menos importante.

Como atuam as pedras para amolar ou afiar em ferramentas de carpintaria

Como atuam as pedras para amolar ou afiar em ferramentas de carpintaria

Do ponto de vista conceitual afiar consiste em deixar a ferramenta mais aguçada e com bom corte novamente sendo muito relevante em carpintaria porque o uso dos equipamentos sobre a madeira levam a um maior desgaste.

Este afiamento nas pedras pode ser feito por meio de uma melhoria do bisel das ferramentas no ângulo desejado ou ainda pode ocorrer por meio do assentamento do fio que torna a aresta novamente cortante.

Para estas atividades podem ser utilizadas pedras naturais, sintéticas como também equipamentos específicos a exemplo de um esmeril elétrico como também lixas.

Nas pedras é possível realizar este afiamento das superfícies de ferramentas porque ela conta com material abrasivo e uma matriz aglutinante.

Ao passar a ferramenta sobre uma pedra ocorre uma pressão sobre a mesma fazendo um contato do metal com os grãos abrasivos levando a um desgaste do metal que retira os pontos sem corte.

Desta forma, as pedras para amolar ou afiar são de grande relevância para conseguir deixar os seus instrumentos de trabalho no ramo de carpintaria mais adequados para as ações e trabalhos que serão executados.

Gostou do que viu? Compartilhe!