» » Perfis da Madeira

Perfis da Madeira

Utilização de ripas de madeira com formatos específicos

mesa

Os perfis, que são ripas de madeira às quais foi dado um formato, podem ser funcionais ou meramente decorativos. Os perfis decorativos podem ser utilizados tal como são comprados ou servir para construir perfis mais complexos pela combinação de um ou mais elementos.

Podem  ser colados entre si para se obter o comprimento pretendido e fixados em seguida por meio de tachas, no caso de perfis finos, ou pregos de cabeça oval, nos mais espessos. O eixo maior da cabeça dos segundos deve ficar paralelo ao veio da madeira para que esta não rache.

madeira-fotoCircular

Utilizando principalmente para fazer cavilhas e certas junções em trabalhos de madeira.

Para vidros

Utilizando nos caixilhos de estufas e outras construções envidraçadas.

Friso de Parede

Fixado geralmente à parede com pregos cortados antes da aplicação do estuque; os pregos ficam embutidos na madeira e o buraco é tapado com betume antes da pintura.

Molduras para quadros

Existem numa grande variedade de formatos; alguns dês tes perfis podem ser combinados entre si para formar molduras mais complexas. A construção de molduras exige meias-esquadrias rigorosa.

Calhas

Podem ser encontradas numa variedade de dimensões e são empregadas como suporte de portas de correr. Em baixo, utiliza-se uma calha de pouca profundidade sobre a qual correm as portas. A calha superior é mais profunda, de modo que na montagem as portas possam ser erguidas antes de assentarem na calha inferior.

Bordas

Úteis para guarnições de mesas ou superfícies de trabalho. Existem também em plástico.

Entalhados

Perfis decorativos para móveis, existem em grande variedade de padrões e dimensões.

Gostou do que viu? Compartilhe!