» » Pérgola de Madeira

Pérgola de Madeira

pergola

Uma pérgola é uma estrutura de peças verticais e transversais concebida para servir de suporte a plantas trepadeiras, proporcionando agradáveis passeios nas veredas de jardim ou áreas de sombra fresca num pátio. A estrutura pode ser independente ou estar apoiada a uma parede e ser feita de MADEIRA, tijolos ou pedra.

Você pode desenhar e construir facilmente a sua pérgola de madeira sem gastar muito dinheiro.

Faça as peças verticais ou montantes com madeira com seção mínima de 7,5 cm2 e cerca de 3 m de comprimento; para as travessas laterais e transversais, utilize madeira de 15 x 5 cm de seção. Utilize qualquer tipo de madeira de árvores resinosas, desde que previamente tratada com um produto de proteção adequado. Ao comprar a madeira, examine cuidadosamente cada peça para verificar se está empenada ou arqueada; evite a madeira com muitos nós.

Use tacos e um barbante para alinhar e demarcar no solo a área necessária. Enterre as peças verticais a uma profundidade de cerca de 60 cm numa fundação de cascalho e concreto.

Fixado o primeiro montante, peça a alguém que segure o montante seguinte no buraco onde será enterrado, enquanto você coloca uma ripa transversal de topo a topo entre as duas peças. Verifique com um nível de bolha se os topos estão nivelados e, se necessário, ajuste a altura fazendo o buraco mais fundo ou aumentando a camada de cascalho. Proceda deste modo para cada montante. Faça as travessas laterais com madeira de 15 x 5 cm de seção, deixando a mais cerca de 15 cm em cada extremidade, que você pode tornear ou chanfrar.

Marque nas travessas laterais os pontos de encaixe com os montantes e faça nesses pontos entalhes até metade da sua espessura. Para fixar as travessas, os pregos são introduzidos em ângulo com as cabeças embutidas na madeira.

Corte as ripas transversais tal como as laterais, deixando para cada lado um excesso, que pode ser trabalhado. O numero e o espaçamento das ripas transversais é uma questão de escolha — quanto menor for o espaçamento, maior será a área de sombra. Com uma serra e um formão, faça em cada extremidade entalhes de 5 e 7,5 cm de profundidade, levando em conta a largura necessária da trave; encaixe as ripas transversais nas laterais e pregue-as pelo processo anTeriormente indicado.

Se a sua pérgola ficar apoiada numa parede, apóie as ripas transversais em suportes metálicos ou faça entalhes e pregue-as a uma ripa de madeira de 10 x 5 cm de seção fixa à parede com parafusos e buchas metálicas expansíveis.

Gostou do que viu? Compartilhe!