Pregos

    

Tipos de pregos e suas aplicações

pregos-2
Há uma grande variedade de pregos, de qualidade e tamanhos diferentes, pelo que é importante saber escolher o mais adequado para o trabalho que se pretende fazer. Os tipos de pregos mais comuns e as respectivas aplicações são as seguintes:

Prego quadrado de cabeça estriada

É o tipo de prego ideal para trabalhos em que a aparência não é importante, pois a cabeça do prego fica à vista na superfície da madeira. De acordo com as suas dimensões, tem as seguintes denominações: cavilha, telhado, meio telhado, galeota, meia-galeota, setia e fasquiado.

Prego de cabeça.

È utilizado nos trabalhos de marcenaria porque estes pregos não racham a madeira desde que o eixo maior da cabeça acompanhe o veio da madeira. A cabeça do prego pode ficar rente à superfície à superfície da madeira ou ser enterrada nesta com uma punição, tapando-se em seguida com uma massa própria.

pregosPrego de cabeça de embutir

É um prego cilíndrico muito mais fino, com uma cabeça concebida especialmente para ser enterrada na madeira com um punção. O orifício é preenchido com massa.

Prego de cabeça atarracada.

É um prego cilíndrico muito fino utilizado em trabalhos de marcenaria e para fixar perfis de madeira. A cabeça pequena deste prego entra facilmente na madeira e pode ser tampada depois com massa.

Tacha.

A cabeça grande da tacha serve para fixar tapetes, revestimentos e tecidos em madeira.

Prego de cabeça larga

Um outro prego de cabeça redonda grande que é indicado para a fixação de materiais leves e pouco compactos. Os pregos utilizados no exterior devem ser galvanizados.

Prego para Aglomerado

Este prego destina-se a fixar placas de aglomerado. A cabeça em forma de losango, é enterrada no aglomerado, ficando escondida.

Prego de Pavimento.

Este prego achatado serve para fixar tábuas de assoalho. Permite obter uma boa fixação e a ponta cega do prego penetra nas fibras da madeira em vez de afastá-las para não rachar a madeira.

Prego Anular

Tem dentes que permitem uma boa fixação na madeira e é utilizado em madeiras macias que os pregos comuns não agarram bem. É também utilizado para fixar compensado e outras placas grandes de diversos materiais.

Prego de Aço

É um prego muito duro que pode ser pregado diretamente em alvenaria. Proteja os olhos quando você pregar um destes pregos porque podem quebrar e saltar.

Alguns conselhos para pregar:

Quando você pregar um prego, use sempre o martelo mais apropriado para o trabalho.

Quando você pregar duas peças de madeira de espessuras diferentes, pregue sempre a peça mais fina à mais grossa. Escolha um prego cujo cumprimento seja cerca de duas vezes e meia a três vezes a espessura da peça mais fina.

Se houver o perigo de a madeira rachar é o caso de todas as madeiras duras, comece por abrir um furo-guia na madeira. Use uma broca ligeiramente mais fina do que o prego.

Quando você pregar vários pregos ovais em linha, evite pregar todos no mesmo veio da madeira, pois do contrário a pressão exercida pelos pregos racha a madeira por esse veio.

Para evitar rachar a madeira quando você prega um prego quadrado, bata a ponta do prego para ficar cega. Essa superfície plana enterra-se nas fibras da madeira em vez de afastá-las, reduzindo o risco de abrir rachaduras.

Para obter uma fixação mais firme, introduza o prego obliquamente.

Se você quiser que a fixação seja ainda melhor, use pregos suficientemente compridos para que a ponta do prego saia pelo outro lado da madeira e depois bata-a para dobrá-la. Quando as peças de madeira que você pretende pregar têm a mesma espessura, aplique pregos dos dois lados.

Quando você quiser enterrar a cabeça a cabeça do prego na madeira, use um punção e um martelo. Se tiver dificuldade em fixar os pregos e as tachas pequenas, pode usar uma ferramenta especial de fixação; está é equipada com um imã que segura o prego enquanto você o posiciona. Depois , pregue-o com um martelo do estofador.

Evite pregar pregos no topo de uma tábua. Quando isso for indispensável, inroduza dois pregos obliquamente com inclinação oposta, para melhor fixação, e aplique cola para madeira.

Como arrancar pregos. Quando a cabeça do prego está à vista, levante-a ligeiramente com um arranca-tachas, um formão velho ou a parte achatada de uma das pernas de uma turquês até você poder utilizar um martelo de orelhas. Para evitar danos, coloque um calço de madeira sob ferramentas usadas para arrancar o prego.

Se o prego estiver dobrado, endireite-o com um formão velho e um alicate até você poder usar um martelo de orelhas para arrancá-lo. Se o prego já não tiver cabeça, utilize uma torquês.

Quando a cabeça do prego não estiver à vista, escave a madeira em volta da cabeça do prego com um formão até você poder agarrá-la com uma toques.



Deixe um comentário