Ripas de Madeira

    

Como usá-las para revestir paredes.

ripas
As ripas de madeira têm inúmeras aplicações. Com elas fazem-se estruturas para assentamento de telhas ou armações de base para divisórias e revestimentos para paredes. As medidas mais utilizadas são 38 x 16 mm e 50 x 25 mm.

Para o revestimento de paredes, fixe as ripas na parede com parafusos de cabeça embutida e buchas, no caso de reboco de parede não se encontrar em bom estado ou se for muito espesso. Caso contrário, fixe-as com pregos próprios para alvenaria. Assegure-se de que as ripas ficam bem fixas.

A forma da estrutura depende do tipo de revestimento a ser aplicado. Se você utilizar placas de compensado, fixe uma ripa horizontal na parede a 2,5 cm do teto. Com um nível, certifique-se de que as duas ripas ficam bem fixas.

ripasA forma da estrutura depende do tipo de revestimento a ser aplicado. Se você utilizar placas de compensado, fixe uma ripa horizontal na parede a 2,5 cm do chão e uma outra a 2,5 cm do teto. Com um nível, certifique-se de que as duas ripas estão perfeitamente  horizontais; em seguida, com uma ripa comprida colocada verticalmente contra as duas ripas  horizontais e com o auxílio de um nível, verifique a intervalos  regulares se elas estão alinhadas. Se não for esse o caso, introduza finas cunhas de madeira entre as ripas e a parede até que as suas superfícies frontais fiquem perfeitamente alinhadas.

Fixe  em seguida as ripas verticais, marcando os pontos de fixação de modo que o espaçamento rntre as ripas seja igual a metade da largura das placas e que as juntas das placas assentem no meio, de uma ripa. Verifique a posição de cada ripa com um nível e, se necessário, alinhe-as com cunhas de madeira

Para isso, é mais prático e mais econômico usar placas de compensado de maiores dimensões, pois a sua aplicação exige um menor número de ripas. Contacte o seu fornecedor a fim de obter informações sobre o tipo mais conveniente de estrutura para fixação das placas. Fixe-as nas ripas com pregos de cabeça larga.

Os folheados decorativos requerem uma estruturas sólida de ripas horizontais e verticais (engradado). Fixe ripas horizontais rentes ao chão e ao teto e ripas verticais em cada uma das extremidades da parede. Se necessário, verifique e ajuste o alinhamento. Deixe entre as ripas verticais um espaço igual a metade da largura das placas. Fixe as ripas horizontais com igual espaçamento. Prenda as placas do folheado na estrutura de ripas com cola adequada ou com pregos de cabeça atarracada



Deixe um comentário