» » Utilização de Plainas

Utilização de Plainas

Como alisar uma tábua, aplainar faces compridas e acertar topos

aplainar

Utilizar uma plaina corretamente exige uma certa habilidade. Pratique as técnicas descritas adiante num pedaço de madeira até se sentir confiante para iniciar um trabalho.

Utilize um rabote para aplainar e alisar uma tábua de madeira que foi serrada. Fixe a tábua na bancada de modo que fique imóvel enquanto você trabalha. Primeiro, ajuste a plaina de forma a fazer um corte com a espessura de um postal, em seguida aplaine ao longo da tábua, fazendo um ângulo de 45º com o veio da madeira, começando cada movimento um pouco antes do ponto em que terminou o anterior. Verifique se a tábua está plana examinando-a frequentemente ao longo do comprimento quando todas as saliências e irregularidades provocadas pelo serrote tiverem sido removidas, reajuste a plaina a superfície com movimentos firmes e retos no sentido do veio.

Como aplainar faces compridas

plainaFixe a madeira num torno de bancada entre dois pedaços de madeira. Verifique se a tábua se encontra paralela às maxilas do torno.

Coloque o nariz da plaina de modo a formar ângulo reto com a aresta e conduza a plaina fazendo pressão com o polegar e deslizando os outros dedos ao longo da face lateral da tábua. Faça sempre passagem em todo o comprimento da peça. Utilize frequentemente um esquadro para assegurar que as faces estão paralelas.

Acertar Topos

Fixe a madeira num torno de bancada o mais baixo possível e aplaine das extremidades para o centro, fazendo passagens curta que não acompanhem todo o comprimento da tábua. Certifique-se de que o ferro da plaina está afiado.

Gostou do que viu? Compartilhe!