» » Velaturas

Velaturas

Como melhorar o aspecto da madeira

velatura-madeira

Muitas madeiras duras são caras e difíceis de obter, mas podem ser imitadas através de coloração de madeiras macias, de preço mais acessível . As velaturas existem numa grande variedade de cores de madeira, que vão desde o carvalho claro até o ébano, e, cuidadosamente preparadas, são fáceis de aplicar.

Existem velaturas à base de terebintina e de água. Se você utilizar uma velatura à base de terebintina, trabalhe numa sala bem arejada e não fume.

As velaturas à base de água são as mais indicadas para utilização por amadores, pois são de fácil aplicação e podem ser diluídas e misturadas de forma a obter a cor exata que se deseja. A única desvantagem é o fato de a água fazer sobressair o veio da madeira, sendo portanto aconselhável utilizar um papel de lixa fino depois de a madeira ter secado.

As cores podem alterar-se ligeiramente depois de secas, por isso experimente primeiro num pedaço de madeira ou numa área que não fique visível.

velaturaPrepare a madeira tirando-lhe qualquer acabamento antigo. Qualquer resto de tinta ou de verniz deixado na madeira impedirá que esta receba a velatura, de que resultarão manchas. Retire também quaisquer restos de cola proveniente de algum reparo feito nas juntas, pois a cola impede igualmente a aderência da velatura. Encha as fendas e rachaduras com massa apropriada, Este tipo de massa aceita tintas, e por isso as áreas onde for aplicada não se distiguirão do resto. Quando a massa estiver seca, lixe toda a madeira, trabalhando sempre ao correr do veio da madeira  a fim de obter uma superfície regular; Certifique-se de que a superfície está limpa e seca, sem poeira nem gordura.

Agite bem a velatura, coloque um pouco num prato que não seja de plástico e em seguida aplique-a rapidamente e por igual, utilizando uma boneca feita com um trapo limpo que não solte fios.

Assim que a tinta começar a secar, não volte a passar a velatura sobre as áreas onde já a aplicou, pois a cor torna-se á mais escura. Logo que estiver seca, você poderá aplicar uma nova camada se quiser escurecer ainda mais a madeira.

Quando a velatura estiver seca, esfregue levemente com papel e lixa. Passe outra camada muito fina de velatura em toda a superfície a fim de cobrir pontos salientes que tenham ficado a descoberto ao lixar. Deixe secar de um dia para o outro antes de envernizar

Quando uma peça de mobiliário é feita de madeiras de cores diferentes, dê um tom neutro a toda ela por meio de um branqueador próprio para madeira. Este pode ser adquirido em muitas lojas especializadas. Proteja os olhos e as mãos sempre que utiliza-lo.

Gostou do que viu? Compartilhe!